Inicial > Uncategorized > ´Bela a Feia´

´Bela a Feia´

30 de setembro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

As aparências enganam …

Como a Bety ficaria bonita?

Como a Bety ficaria bonita?

Acompanhei nas últimas semanas alguns capítulos da adaptação brasileira de “Bela a Feia”, exibida diariamente pela Record, no horário das 21h. Em resumo: gostei do que vi, mas o horário de apresentação está completamente equivocado. A história já é bem conhecida e agradou bastante os brasileiros. Aqui, a versão original colombiana esteve por três vezes na tela da RedeTV! (2002, 2003 e 2006) e ainda alguns poucos assistiram a versão mexicana no SBT. Na TV a cabo e no SBT ainda é exibida a série norte-americana ´Ugly Betty´, que foge um pouco mais do texto inicial de Fernando Gaitán, mas mantém a mesma essência. Como toda novela latino-americana (excluindo o Brasil), tem uma protagonista mulher que sofre durante vários meses nas mãos de uma bela vilã até terminar com o bonitão.

A diferença e o que talvez tenha sido responsável pelo sucesso da trama foi o fato da protagonista ser uma pessoa desprovida de beleza e ser obrigada a trabalhar num ambiente (revista de modas) onde as demais mulheres estão dentro dos padrões atuais de moda (magras, altas e com cabelos lisos). A novela se mostrou um retrato do que vivemos hoje com a ditadura da beleza exterior. Mesmo com esse tom crítico, o texto brincava com esses padrões de beleza, colocando as mais belas atrizes como vilãs. Do outro lado, havia o chamado “quartel das feias”, que reunia mulheres com algo fora da padrão, no entanto, eram as ´boazinhas´.

Quem disse que a Gisele Itié é tão bonita assim? Ela?

Quem disse que a Gisele Itié é tão bonita assim? Ela?

Lembro-me que uma das coisas que mais segurava os telespectadores era a expectativa de ver a atriz bonita por fora também. Todos esperavam por essa transformação que aconteceria na hora em que ela tirasse o aparelho, os óculos e fizesse chapinha. No Brasil, todos já sabiam como a Gisele Itié ficaria ao final da novela, mas todos queriam ver como ela ficaria feia. Os divulgadores da novela até exageram em dizer que era preciso mais de uma hora para transformar a protagonista. Calma aí! Estamos falando somente da Gisele Itié!

No Brasil, Bela (Itié) mora na Gamboa, bairro da zona portuária do Rio de Janeiro, que foi muito bem reconstruído no parque Terra Encantada, na Barra da Tijuca. O núcleo cômico vai ganhando espaço no texto tupiniquim, com a barbearia Montezuma e seus funcionários e clientes. Em seu primeiro papel cômico, a atriz Bárbara Borges como Elvira e Laila Zaid como Magdalena se destacam. Outra que também está muito bem na trama e vem ganhando espaço é Simone Spoladore, a Verônica.

Apesar do texto interessante, de um elenco à altura e da boa produção, a Record erra ao colocar a novela pra bater de frente com ´Viver a Vida´. A estratégia é suicida para uma produção que envolve investimentos desse porte. Mesmo se a novela de Manoel Carlos não for bem, dificilmente o público vai migrar para uma outra produção que em tudo lembra uma ´novela das sete´. Enfrentando diretamente o principal produto da rival, ´Bela a Feia´ não consegue sequer chegar perto dos dois dígitos. Definir bem o público principal do programa é algo que a rede paulista parece não fazer. Assim como na trilogia mutante, o público da nova produção é mais jovem e de classes mais baixas, o que não condiz com o horário das 21h. O público que gosta de novela não tem opção no horário dos dois jornais, enquanto o público que quer ver telejornal é obrigado a optar por um ou outro: o original ou a cópia. Lembro que as novelas da Manchete, com produções muito boas e elenco de primeira, sempre fugia do combate direto com as novelas da Globo. Elas iam ao ar no horário do ´Jornal Nacional´ ou após a ´novela das 9´.Com essa estratégia, a Record está jogando fora muito dinheiro, já que dificilmente cairá no gosto do povo e conseguirá aumentar sua audiência – o que significa maior faturamento e anúncios mais caros. Outro ponto é que o próprio ´Jornal da Record´ ao bater de frente com o jornal da Globo também vem perdendo audiência.

Aliás, neste ano a Record parece patinar em estratégias desastradas e impensadas. Se no ano passado, era o SBT que colecionava tiros n´água, mudando os programas de horário a todo instante e perdendo pontos de audiência, agora é a vez da concorrente repetir o feito. Tanto que o SBT, com séries norte-americanas – que custam muito menos que as novelas do RecNov – reconquistar a vice-liderança em horários que antes eram da concorrente. No penúltimo capítulos de ´O Mistério da Ilha´(The Harper´s Island), a emissora da Anhanguera chegou aos dez pontos, contra seis da emissora da Barra Funda.

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário